2 de agosto de 2009

Um Pouco de: Mônica Agena

Mônica Agena, que nasceu em março de 79 na cidade de Santos, aos 12 anos já ganhou sua primeira guitarra e tentou seus primeiros acordes.
Com o incentivo do guitarrista e amigo Vandré Nascimento começou a levar mais a sério os estudos de guitarra.
Em 97 ela 'conheceu' o jazz e a música instrumental ao estudar com Michel Leme. Ainda em 97, ela fez com o saxofonista David Richard, um curso de harmonia e improvisação.
Profissionalmente, começou tocando na banda Sky Funky Band e também com o grupo Quarteto + 1 que tocou por mais de um ano em bares e casas noturnas de SP com um repertório de músicas instrumentais de compositores como Herbie Hancock, Djavan, Chick Corea, entre outros.

Em 98 começou a dar aulas de guitarra na escola Planet Guitar, após estudar com Mozart Mello. No ano seguinte, integrando a banda Meia de Seda, Mônica teve seu primeiro contanto com estúdio e conheceu toda a rotina de gravação de um cd. Ela ainda escreveu pra revista Cover Guitarra.
Mônica já gravou um EP contendo 3 músicas com a sua banda Krepax. Em 2008 ela surpreendeu ao lançar um cd solo, Moxine, projeto em que além de, claro, tocar guitarra, ela canta.
A nossa querida Japagirl, como alguns fãs a chamam, que sempre arrepia o público com a sua guitarra entrou para o Natiruts após o falecimento do saudoso Tonho Gebara.
Indicada pelo amigo Kiko pra assumir o instrumento, ela encarou uma responsabilidade e tanto. Ocupar um lugar que já havia sido desses dois mestres não é pra qualquer um. Mas ela chegou sem medo e com talento, fez bonito! Mostrou a que veio e ganhou seu espaço.
Com o Nati, ela gravou os álbuns Nossa Missão (2005), Natiruts Reggae Power ( 2006 ) e por último, Raçaman. Com eles há quase 5 anos, na nova turnê a gente pode ver um lado menos eletrizante da Mônica. Ela tocando violão, assim como o Alexandre, na música Cheiro de Flor é algo diferente e agradável.
Talvez pelo seu sorriso aparentemente tímido e contagiante, pelo jeito de menina ou 'só' por arrebentar na guita, o fato é que ela conquistou o carinho do fiel público da banda e hoje já é difícil imaginar o Natiruts sem ela.

Muita luz para essa talentosa mulher!

Assista o vídeo de I Wanna Talk About You.


As informações aqui contidas são frutos de pesquisas pela internet.

5 comentários:

Amanda disse...

Adorei! muito boa a matéria, que fala um pouco da trajetória dessa pessoa tão querida que é a Mônica! Gostei muito de saber mais sobre ela. parabéns pra galera aqui! Nessa, meu amor, arrebentou! bj bj <3

Felipe Braga disse...

Ah, a Mônica toca demais. Espaço mais do que merecido. Curto muito também o trabalho solo dela, curtia o Krepax.
Comentário clichê, mas o blog ta mesmo de parabéns.
Então, parabéns. rs

JuANiTo disse...

Valeu Nessinha!
Tbm gosto muito da Mônica.
Apesar de não ter curtido muito o trabalho solo!
Mas ela canta muito bem, se não me engano ela participa de uma música das do Rafael Pondé em um de seus CDs.
Abraço

Unknown disse...

show de bola essa matéria sobre a Mônica parabens

Unknown disse...

Conheço o trabalho da Agena a pouco, mas já há admiro d+, Natiruts e Mônica Agena tem tudo haver,gosto de ficar olhando os vídeos do Nati na internet só pra ver Mônica jingando sua beleza, carisma e sedução juntamente com sua guitarra, bjão Agena e até qualquer dia, quem sabe.
Camamu-ba.