6 de setembro de 2009

Natiruts x VMB


Nas últimas semanas, como todos já sabem, tem rolado pela rede um 'vai lá-vem cá' entre Natiruts e MTV.

Natiruts foi indicado ao VMB, mas Alexandre divulgou em seu twitter que iriam pedir a saída da banda e deixou claro que era por problemas com o modo de agir da emissora.
O 'pedido' oficial foi feito através de uma carta enviada à emissora, carta BEM mais diplomática do que os posts do Alexandre sobre o mesmo assunto, como se pode ver nesse trecho:

"Gostaríamos de parabenizar a MTV Brasil pela iniciativa de criar a categoria Reggae. Esperamos que esta continue nos próximos anos também. Estamos nos retirando porque sabemos da grande visibilidade que esse prêmio trará aos indicados e resolvemos deixar nossa vaga para que a MTV tenha a liberdade de escolher uma outra banda que esteja nessa difícil trajetória de crescimento e de consolidação da carreira no cenário da música brasileira."


A partir daí começaram muitos boatos e picuinhas. Alguns fãs acharam que a banda estava com espírito de 'já ganhou', outros acharam legal e humilde a atitude da banda ao dar espaço pra quem está começando agora.

Mais o problema é que o motivo real NÃO era esse. Então começaram as alfinetadas de pessoas ligadas a MTV. A mais polêmica foi a do repórter Elcio Coronato que disse que a carta que o Natiruts enviou à MTV foi escrita sob influência de um 'cachimbinho da paz', ofendendo assim, não só à banda, mas também aos fãs dela. Mostrou que de profissional tem muito pouco. Para a esse comentário, Alexandre respondeu:

" Pois é, e eu nem fumo mais. É que o cara vê você de dread, cantando sobre a paz e o amor e tal aí ele pensa "esse aí é humildezinho, que toca o reguinho e depois fuma o baseadinho, e vai pro seu barraquinho" aí manda uma dessa. Falta elegância. Aquela parte bonita da cultura européia. Eu acho que a gente se preocupa demais com certos comentários que não valem a pena. Às vezes é até mais por falta de auto-estima do que "luta pela igualdade" como se diz por aí."

Essa resposta faz parte da entrevista que ele deu ao site Surforeggae elucidando os verdadeiros motivos dessa saída inesperada da premiação. Veja mais alguns trechos:

"É muito importante para nós deixarmos bem claro que não queremos reivindicar, reclamar, criticar ou outra coisa parecida, o prêmio da MTV. Simplesmente a gente não quer deixar que seja formada uma opinião dentro da cabeça das pessoas que fazem e acompanham a banda, de que um premio criado por um canal que quase nunca divulga nosso trabalho,(o Coca-Cola Zero com o funk foi um pedido da própria Coca-Cola), seja considerado padrão de qualidade da nossa carreira. Porque aí você vira refém. Todo ano você faz a maior correria, grava CDs, DVDs, ensaia shows, turnês, a MTV não se interessa em cobrir nenhum e aí no fim do ano aparece como grande referência e incentivadora do reggae nacional criando uma categoria no VMB. Ohhhhh !!!! Regueiros agora sim vocês são importantes. Ohhhh !!! E a gente está longe de precisar disso."

"Esse papo da grande mídia é contraditório dentro do próprio reggae. Ao mesmo tempo que reclamam que não tem espaço, reclamam quando alguém aparece. Tem é que se decidir. A gente, desde o começo, nunca teve esse problema. Sempre vamos aonde somos respeitados."

"Tem coisas na vida que são muito sutis. Os caras se colocam como "os formadores da verdadeira opinião" porque tem grana, tem uma vaga de repórter, de jornalista. Aí amanhã ele escreve uma matéria de rodapé dizendo que "até gosta" de Natiruts aí eu fico todo feliz. Tipo "nossa agora consegui, eu venci". A gente tem que aprender a valorizar as opniões de quem está com a gente. E quando for se expressar não perder a educação, a elegância, porque o Brasil é isso. Porque é isso que a gente acha e pronto."

"Quando o assunto for reggae acreditem nos que trabalham, divulgam, e se interessam sobre o reggae. E nunca percam o respeito pelos outros, nem a elegância. Porque quem indica é o povo e não cinco ou seis que não estão nem aí para vocês."


Acho que a atitude da banda teve seus prós e seus contras. Se a MTV já não dava espaço pro reggae, agora mesmo é que não vai dar, ou para o Natiruts, pelo menos. Mas acho que a banda não precisa disso.
E também imagino como seria difícil pra eles participar de uma premiação, na qual a categoria a que concorre seria premiada separadamente das outras. Será que a turma do reggae é uma espécie de animal não domesticado e que por isso não pode ficar 'solta na civilização'??
Como eu vi escrito por ai.. incluir excluindo.

Eu não tô aqui pra defender nem criticar ninguém, mas fica difícil aceitar esse tipo de coisa.

5 comentários:

Amanda disse...

post mttt bom! esse tipo de assunto sempre gera polêmica, mas o que não pode acontecer é a falta de respeito, daí não da pra tolerar! mas enfim, natiruts continua sendo natiruts independente de ganhar prêmios ou não. parabéns nessa :D bjjj

Felipe Braga disse...

Ah, palhaçada! Falta de respeito só porque o cara fez o que achou melhor.
Mas é isso ae. Acho que agora a banda ganhou um inimigo.

Paz... disse...

Eu sou da opniao q cada um faz o que quer... se a banda quis assim quem sou eu pra discutir.
e é como vc disse... incluiram já exluindo... nada a ver separar os ritmos.

Unknown disse...

Bom Alexandre Carlo é foda irmao...o cara ta certo agil como ele achou que deveria e isso ninguem pode falar nada, alguem ja viu um acustico de reggae na MTV? So o luau eles fizem, nao dependem deles pra banda crescer dependem de si proprio...To com Natiruts Sempre

Anônimo disse...

em resposta ao comentario do Raone, o acustico do cidade negra, bem mais acho que cada um tem sua opinião. Grande abraço a todos.